Dermatologia é saúde!

Hoje em dia, é muito comum associar a dermatologia apenas à estética. Mas não podemos esquecer dos benefícios da dermatologia além da estética, que é a especialidade médica que cuida do maior órgão do corpo humano: a pele!

A pele é é a barreira protetora de todos os outros órgãos e exerce essa proteção de maneira dinâmica, permitindo entrada de substâncias, bloqueando a entrada de radiação, eliminando suor e outras substâncias. Suas terminações nervosas permitem o processamento de informação sensorial, protegendo o corpo de situações adversas através do tato.

Nós, dermatologistas, somos especializados no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e alterações da pele, mucosa, cabelo e unhas.

O que é Dermatologia Clínica?

A Dermatologia Clínica é a área da dermatologia que tem como foco as doenças que afetam a pele, os cabelos e as unhas. Tem como especialidade os tratamentos fisiopatológicos, desde tumores a infecções e inflamações, como a acne, por exemplo.

Quais são os tratamentos da Dermatologia Clínica?

Mapeamento Corporal com Dermatoscopia Digital – é um exame realizado para a avaliação de lesões pigmentadas e de não pigmentadas, para descartar ou identificar pintas benignas ou possíveis lesões de risco, como o câncer.

Criocirurgia – atua em lesões cutâneas, como manchas, tumores de pele e remoção de verrugas. Com o congelamento das células, há uma alteração celular que trata o tecido doente.

Biópsias – atua na remoção de um pequeno pedaço de pele ou tecido para ser examinado, com o objetivo de descartar o câncer ou para detectar outras patologias.

Câncer de Pele – quanto mais cedo identificar o problema, maiores são as chances de controle e resultados positivos no tratamento.

Rosácea – é caracterizada por vermelhidão na pele e lesões inflamadas. O tratamento consiste no uso de produtos tópicos, como metronidazol, ácido azelaico, peróxido de benzoila e retinoides tópicos.

Melasma – é uma doença caracterizada por manchas escuras que geralmente aparecem no rosto, causadas por questões hormonais ou pela exposição excessiva ao sol. O microagulhamento e os peelings químicos são formas de tratamento.

Hiperidrose (suor em excesso) – é uma técnica que age por congelamento, realizado por meio do nitrogênio líquido. Com o congelamento das células, há uma alteração celular que trata o tecido doente.

Dermatite de Contato – é uma reação inflamatória causada pela exposição a um componente que causa irritação ou alergia .O tratamento consiste em identificar o que causa a reação e evitar o agente agressor.

Dermatite Atópica – inflamação crônica,O tratamento é realizado à base de medicamentos, caracterizada por erupções que coçam e apresentam crostas. O tratamento é realizado à base de medicamentos.

Dermatite Seborréica – inflamação crônica da pele, com descamação (comumente conhecida como caspa) e vermelhidão principalmente no couro cabeludo e na face. O tratamento envolve algumas medidas especiais e cremes e pomadas com anti fúngicos e em alguns casos corticosteroide.

Alterações nas Unhas e Cabelos – várias doenças dermatológicas podem provocar o problema e questões emocionais. Para identificar a causa e buscar o tratamento, o correto é procurar um médico dermatologista.

Acne e Cicatrizes de Acne – é causada pela produção aumentada de sebo, pela produção exagerada de queratina nos poros, pela colonização da pele pela bactéria ropionibacterium acnes ou por inflamação. O tratamento das cicatrizes geralmente envolve algumas técnicas: preenchimento facial com Ácido Hialurônico, peelings químicos, dermoabrasão, microdermoabrasão, Laser e tratamento de radiofrequência. Em casos mais sérios, pode ser necessária a realização de cirurgia.